ESTÁ PRONTO PARA SER UM FRAQUEADO?

Você está preparado para se tornar um franqueado de sucesso? Está preparado para deixar o status de funcionário? Para se tornar proprietário do seu próprio negócio. Mas apenas aqueles que entendem os fundamentos da franquia têm probabilidade de sucesso. A franquia não inclui nenhuma garantia de sucesso, mas funciona melhor quando você entende e aceita alguns princípios básicos sobre o conceito. Aqui está o que você precisa saber:

METODOLOGIA, NÃO UMA INDÚSTRIA
A franquia é uma metodologia. É a metodologia de escolha para proprietários de empresas que desejam abrir unidades adicionais de seus negócios usando o tempo e o dinheiro de outras pessoas. Não confunda franquia com propriedade corporativa tradicional, a la Wal-Mart ou JC Penney’s, onde a empresa possui e controla todas as unidades. A franquia também não é uma joint venture, que é mais uma metodologia. E a franquia não é uma indústria, porque as empresas em 75 grandes indústrias usam a franquia como seu método de expansão.

FRANQUEADO POSSUI A MARCA
Na franquia, a pessoa ou entidade que detém a marca registrada e a propriedade intelectual, ou seja, sistemas operacionais, materiais de marketing, programas de treinamento, etc., é chamada de franqueador. O franqueador estabelece os termos e condições para que os franqueados possuam e operem unidades da empresa franqueadora, ou o que é referido como uma rede de franquia. O franqueador é responsável por desenvolver os sistemas operacionais que conduzem o negócio e por transferir o conhecimento incluído nesses sistemas para os franqueados por meio de treinamento e suporte.

LICENCIADOS
O franqueado é licenciado pelo franqueador para operar uma unidade (ou unidades) da marca franqueada de maneira específica, por um período de tempo específico (geralmente 10 anos, mas pode ser mais curto ou mais longo) e em um local específico. A licença concede ao franqueado o direito de representar a marca e de usar a propriedade intelectual do franqueador. No entanto, os franqueados nunca possuem a marca ou a propriedade intelectual. Os franqueados geralmente precisam de qualidade para obter uma licença. Assim que a licença expirar, o franqueado poderá renovar por outro período de tempo específico. Os franqueados quase sempre possuem o patrimônio de seus negócios e podem lucrar com a venda do patrimônio quando decidem encerrar seu relacionamento de franquia.

QUALIFICAÇÃO

Os franqueados devem atender às qualificações do franqueador, que incluem o pagamento da taxa de franquia inicial, que pode ser tão baixa quanto alguns milhares de dólares ou tão alta quanto R$ 50.000 ou mais. A taxa de franquia dá ao franqueado acesso à propriedade intelectual, treinamento e suporte do franqueador. Os franqueados também pagam uma taxa contínua de royalties, que geralmente é uma porcentagem das vendas brutas por unidade. Alguns franqueadores também podem exigir taxas de treinamento ou marketing.

INFORMAÇÕES EM PRIMEIRO LUGAR
Nos Estados Unidos, o franqueador é obrigado pela lei federal a fornecer ao franqueado em potencial um Documento de Divulgação de Franquia (FDD). O documento força os franqueadores a divulgar uma variedade de informações pertinentes sobre a empresa franqueada, sua propriedade, a marca e as operações do negócio. Os potenciais franqueados são encorajados a ler o documento cuidadosa e completamente.

UMA PROPOSTA DE TRÊS VIAS
Uma franquia de sucesso requer três componentes essenciais:
Uma marca de sucesso que os consumidores apoiarão
Um franqueado que continua a manter a marca relevante para os consumidores, ao mesmo tempo em que seleciona, treina e apoia os franqueados cuidadosamente
Franqueados dedicados que estão comprometidos com a construção e operação da (s) unidade (s) de franquia
Remova qualquer um desses três requisitos e o resultado provável é o fracasso.
Para inúmeras pessoas nos Estados Unidos e no exterior, a franquia tem sido a metodologia que mudou suas vidas da condição de funcionário para a condição de propriedade de uma empresa. Mas apenas aqueles indivíduos que entendem os fundamentos da franquia têm probabilidade de sucesso.