A energia solar empresarial se transformou em uma forte tendência. Afinal, em um mundo cada vez mais preocupado com o meio ambiente. É fundamental garantir os diferenciais da energia solar como o fato de ser uma fonte de energia renovável, que reduz a emissão de resíduos e tem alta durabilidade.

Talvez você esteja se perguntando: será que com todas essas vantagens a energia solar empresarial está realmente ganhando mercado? Para encontrar uma boa resposta para essa questão, não é necessário apenas entender os fatos, mas também conhecer as empresas que investem na energia solar.

Neste artigo, falaremos sobre a energia solar empresarial, você conhecerá as principais vantagens de contar com esta tecnologia e entenderá qual é o momento ideal para investir nesse recurso. Confira grandes empresas — nacionais e internacionais — que apostam na energia solar empresarial como solução para suas questões e conheça os passos para investir nesta solução. Boa leitura!

O que é energia solar para empresas?

A partir da tecnologia dos painéis fotovoltaicos foi possível gerar eletricidade com a conversão da luz do sol. A energia solar se transformou então em uma excelente alternativa para lugares remotos, que tinham dificuldade em conseguir o fornecimento de eletricidade de maneira convencional.

Com o tempo e as vantagens de investir na energia solar, essa se transformou em uma grande oportunidade para empresas, principalmente no setor industrial e do agronegócio que são setores que tendem a gastar uma quantidade maior de energia.

Assim surge a energia solar para empresas, uma solução que permite o aproveitamento desta fonte de energia, seja pela instalação de painéis fotovoltaicos na estrutura ou pela contratação da geração de energia distribuída. Esta última opção normalmente acontece com a contratação das fazendas de energia que fornecem eletricidade para a mesma rede de distribuição na qual a empresa está localizada.

Energia solar é uma fonte de energia renovável?

Sim, a energia solar é uma fonte de energia renovável e limpa. Isso porque para a geração de energia é preciso acontecer a conversão dos raios de sol. Este é um recurso que pode ser usado sem prejudicar o meio ambiente ou reduzir sua fonte, como é o caso da maioria das fontes de energia. Em outras palavras, mesmo que o número de painéis fotovoltaicos no mundo cresça, isso não impactará na forma como o sol fornece sua iluminação para a terra.

Pensando apenas neste aspecto, podemos entender como a energia solar para empresas é muito potente. Ainda pensando nos aspectos sustentáveis deste formato de energia, temos o fato de os painéis fotovoltaicos não gerarem resíduos, nem colocarem em risco a saúde dos seus usuários.

Quais são os benefícios de contar com esta fonte de energia renovável?

Atualmente empresas de todos os portes apostam na energia solar empresarial. Confira as principais vantagens dessa oportunidade:

  • Valorização da empresa — empresas que investem na energia solar estão alinhadas com a agenda ESG, aumentando assim a sua valorização no mercado;
  • Redução na conta de eletricidade — considerando todos os investimentos necessários, a energia solar é bem mais econômica que as formas tradicionais de eletricidade;
  • Maior durabilidade — os painéis são resistentes, têm baixa manutenção e podem durar até 25 anos; ajuda a promover o marketing verde — além de trazer economia para a empresa e fortalecê-la no mercado, você pode aproveitar o uso da energia solar para melhorar o relacionamento e posicionamento da marca com o público;
  • Acompanhamento de tendências — a energia solar empresarial tem se mostrado como uma excelente oportunidade de inovação para a empresa.

Como saber a hora de investir em energia solar?

Qualquer investimento que uma empresa faz precisa ser planejado. Afinal, é a boa gestão do negócio que garante o pagamento das contas em dia e até mesmo o espaço para crescimento do negócio. Então, é importante pensar sobre o momento da sua empresa e entender se existe uma verba em caixa que permita a contratação da energia solar.

Atualmente existem várias linhas de crédito que incentivam o processo das empresas adquirirem a energia solar. É importante conhecer os detalhes sobre o financiamento fotovoltaico, pois como o retorno sobre o investimento é relativamente rápido, em muitas situações, mesmo sem o valor em caixa, é possível fazer essa transição.

Quais empresas investem em energia solar?

A lista de marcas que apostam na energia solar empresarial é cada vez maior. Afinal, esta é uma tendência crescente no mercado que tem apresentado muitas vantagens para os investidores. Veja a seguir grandes nomes do mercado corporativo que estão usando esta solução em suas empresas.

Amazon

A Amazon não é apenas uma gigante no seu setor de mercado, a empresa também tem grandes perspectivas no seu investimento em energia solar. No ano de 2020 a gigante de Jeff Bezos ultrapassou o Google como a maior empresa do mundo a investir em fontes de energia renovável.

Esta é uma excelente notícia, pois indica uma tendência global na busca por soluções mais sustentáveis para a fonte de energia e outras práticas nas empresas. Além de economizar energia elétrica, existem muitas vantagens competitivas para a empresa como o posicionamento da marca e a valorização da empresa.

Prova disso é que além de ter sido líder em 2020, em 2021 a empresa adquiriu mais de 7,5 gigawatts de potência investindo nas fontes limpas de energia e em 2022 a empresa anunciou que pretende gerar 50 mil gigawatts/hora de maneira abrangente. Para alcançar essa meta, a Amazon tem investido em usinas de energia solar na Índia e anunciou em setembro de 2022 a construção de uma usina solar gigante no Brasil.

Google

Quando o assunto é inovação, o Google não fica atrás. A empresa pode não ser a que mais investe, mas a principal fonte de enrgia é a energia solar. Investidora em sistemas de energia solar fotovoltaica e sistemas eólicos, a empresa alcançou a marca de primeira empresa do mundo a oferecer 100% da energia por meio de fontes renováveis.

Isso reforça o quanto o investimento em energia solar, além de valorizar a empresa no mercado, também agrega valores para a marca como inovadora e sustentável.

Panasonic

A instalação de painéis fotovoltaicos pode ser também uma solução bastante econômica no setor industrial. A empresa Panasonic mostrou isso aqui no Brasil, com o anúncio do investimento no valor de 1,6 bilhões de reais para a construção e operação de uma usina solar.

A meta da empresa é garantir que pelo menos 60% da energia consumida pela fábrica seja compensada com esta fonte limpa e renovável até o ano de 2024. A ideia é montar a usina em Mauriti, no Ceará, para compensar a eletricidade consumida pela fábrica da Panasonic que fica em Extrema, Minas Gerais.

Honda

Nem todas as empresas que investem em energia solar tem fortes ações instantâneas. A Honda é um exemplo de planejamento alinhado ao monitoramento de um plano de ações eficiente para alcançar os resultados esperados. A marca anunciou a meta de reduzir 50% das emissões de carbono até 2050.

Além de contar com fontes de energia limpa para abastecer escritórios e fábrica da empresa no Brasil, a Honda também aposta em parcerias (como a realizada com a GM) para baratear os carros elétricos abastecidos a energia solar aqui no país.

Banco do Brasil

As instituições bancárias são mais conservadoras e às vezes demoram para adotar práticas que saem das convenções. O Banco do Brasil é um exemplo de disjunção que trouxe uma pauta muito positiva no país: a importância e as vantagens de implementar a energia solar empresarial.

A empresa conta com uma usina solar que abastece 100 agências bancárias. Ainda existe o estudo para abrir licitações em mais 5 estados e usar a geração distribuída como solução para reduzir os impactos ambientais da empresa, ao mesmo tempo em que aumenta o valor da marca no mercado.

Natura

Conhecida por ser uma empresa eticamente responsável, a Natura aposta na energia limpa como resposta para a redução de carbono. Em 2020 a empresa anunciou a instalação de um projeto com mais de 1800m2 de painéis fotovoltaicos. A marca afirma buscar eficiência energética e produção de energia limpa.

Além disso, a empresa tem o projeto Social, que auxilia na organização de financiamentos coletivos e busca de patrocínio diretos para viabilizar a instalação de energia solar para famílias carentes.

Renner

Para quem imagina que são apenas as indústrias que focam no investimento de energia solar para empresas, a Renner pode se transformar em um excelente exemplo. A empresa se encontra em um processo de transformação e tem objetivos bastante claros em relação aos investimentos em energia solar.

Atualmente, 7 lojas da Renner são abastecidas por fontes de energia solar, o que representa mais de 44% do consumo de energia da empresa. A ideia da marca é fazer com que este número cresça mais ainda. A meta é alcançar o percentual de 75% do consumo de eletricidade proveniente de fontes de energia renovável.

Mercado Livre

A sede do Mercado Livre no Brasil também aposta na energia solar empresarial e conta com quase 5.000 metros quadrados de instalações com placas fotovoltaicas. Dessa forma, a empresa garante não apenas a redução dos custos como também demonstra sua preocupação ambiental.

Magazine Luiza

A Magazine Luiza é uma das maiores empresas de varejo do país, contando com mais de 1.000 filiais espalhadas por todo o território nacional. Por este motivo, a escolha da empresa ao investir na energia solar empresarial é o aluguel de energia solar fornecido por outra empresa.

Dessa forma, a empresa contorna um grande problema que seria levar a instalação das placas para todas suas filiais, muitas delas dentro de shoppings centers. Atualmente mais de 200 lojas da Magazine Luiza usam a energia solar, resultado de um investimento de mais de 18 milhões de reais feito pela empresa.

O que acontece com empresas que investem em energia solar?

O primeiro resultado que uma empresa percebe ao investir em energia solar é a economia financeira. Afinal, é possível comparar o valor da conta de luz com o retorno conseguido. É comum que as empresas percebam o quanto elas se valorizam no mercado, consolidando a imagem para os investidores, que percebem a responsabilidade socioambiental e visão da empresa.

Outro benefício observado com este investimento é uma grande vantagem competitiva, destacando as qualidades sustentáveis da empresa para o público. Além disso, o público interno, ou funcionários, também é positivamente impactado com o investimento, percebendo a preocupação socioambiental da empresa e reforçando os valores percebidos em atitudes enquanto colaboradores da empresa.

Quais são os passos para investir em energia solar empresarial?

O primeiro passo para fazer este investimento é descobrir qual é a média de consumo mensal da conta de energia da empresa atualmente. A base de cálculo será desenvolvida de acordo com essa necessidade. Em seguida, é importante pesquisar empresas sérias, que tenham cases de sucesso na instalação de energia solar empresarial.

O próximo passo é fazer o orçamento com estas empresas para descobrir o valor para a instalação de painéis fotovoltaicos. Por fim, é hora de fechar o contrato com uma das empresas e acompanhar todo o processo, aproveitando para transformar o evento em motivação e engajamento com os funcionários, além de notícias que destaquem a empresa na mídia.

Como você percebeu, as marcas que investem em energia solar empresarial abrem uma vantagem competitiva no mercado. Além de ser percebida uma grande economia, a energia fotovoltaica vem de uma fonte limpa e está alinhada aos valores ESG e práticas sustentáveis. Isso aumenta a visibilidade da empresa e a valorização da mesma.

Se o seu negócio ainda não tem a energia solar empresarial, saiba que o processo é simples e o investimento pode ser financiado. Entre em contato com nossa equipe para conhecer todas as vantagens e como a energia solar pode atender seu negócio. Descubra como reduzir ou até zerar a conta de luz da sua empresa!