Investir em franquias é muito promissor, já que ele une o desejo de ter o próprio negócio a um modelo de sucesso já testado e comprovado no mercado.
Contudo ainda assim, exige cuidados específicos como em qualquer outra empreitada financeira.
A Seja Negócios selecionou informações cruciais e eficazes para te ajudar a abrir uma franquia.
O franchising brasileiro é um dos setores da economia nacional que, inclusive durante a crise, foi muito bem, obrigado. E ele segue em curva ascendente.
No ano passado, as franquias que atuam no mercado interno somaram R$ 185 bilhões em receitas totais, o que representou um avanço de 10,7% sobre o resultado obtido no ano anterior, mesmo o Brasil atravessando momentos de instabilidade econômica.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a projeção é de que o setor cresça entre 8 e 9% este ano de 2022.
Diante dos números, é compreensível a atração dos empreendedores brasileiros pelo franchising.
E para entrar nesse mundo, não basta apenas ter o valor do investimento na conta.
Uma preparação adequada, respeitando o tempo de aprendizado e as regras de mercado, é extremamente necessária para tocar seu negócio franqueado.

Como sei se tenho perfil para abrir uma franquia?

A primeira coisa é desenvolver o espírito empreendedor. Pois ele é a chave para o negócio sobreviver.

Outro fator importante é ter o perfil semelhante ao que a franquia escolhida busca nos seus parceiros.

Normalmente as marcas procuram investidores que sigam as regras impostas pela franqueadora de forma estratégica, além de já terem traçado planejamentos de venda, marketing, operação e de atendimento, entre outros.

Espírito empreendedor, dinamismo, capacidade de gestão de crises, desejo de aprender e disposição para trabalhar inclusive aos finais de semana também são características relevantes que as franqueadoras procuram.

Os fornecedores do negócio serão sempre aqueles indicados pela rede em contrato, excluindo o franqueado do poder de decisão.

Falando em contrato, apesar das redes não determinarem ou incluírem uma cláusula específica sobre isso, elas esperam do franqueado um perfil colaborativo, que aponte possíveis soluções para problemas que possam surgir durante a operação.

Ter o perfil pessoal encaixado com o segmento escolhido também é uma vantagem.

Para as franqueadoras, se o candidato possui conhecimento sobre a área a qual irá atuar, trata-se de um diferencial positivo, ainda, que o candidato interessado conheça de perto os processos de gestão da rede escolhida, os sistemas que ela utiliza, o suporte, pontos de vista e opiniões de franqueados da marca a fim de ter obter um cenário concreto e transparente do negócio desejado.

Quero abrir uma franquia, mais nem sei qual segmento me atrai?

Existem na atualidade quase três mil marcas de franquias em operação somente no Brasil.
A ABF distingue as áreas de atuação dessas redes em 11 diferentes segmentos:


Alimentação
Casa e Construção
Comunicação, Informática e Eletrônicos
Entretenimento e Lazer
Hotelaria e Turismo
Limpeza e Conservação
Moda
Saúde, Beleza e Bem Estar
Serviços Automotivos
Serviços e Outros Negócios
Serviços Educacionais


Estude os modelos de operação, produtos e serviços, além das atividades de rotina do segmento escolhido antes de fechar o negócio.
Um estudo aprofundado sobre o setor de interesse é sempre recomendado por consultores.
Avalie tendências de mercado e identifique players que se encaixem na região onde o negócio será aberto.
Pesquisas de geomarketing podem ser úteis na escolha do ponto.
Uma das formas mais comuns de conhecer as marcas é visitando feiras de franquias, como a anual ABF Expo, além das regionais ABF Expo Rio e ABF Expo Nordeste.

Quero abrir uma franquia, mais nem sei quanto tenho para investir?

O franchising brasileiro oferece oportunidades para todo tipo de investidor, desde aqueles com menor poder aquisitivo àqueles que possuem maior poder de barganha.
Atente-se a todas as taxas que a franquia impõe, já que algumas redes cobram royalties e outras não.
Os custos para colocar a franquia em funcionamento também podem variar de acordo com o formato do negócio.
Hoje, existem redes que trabalham no sistema home-based (trabalho em casa), quiosques, lojas grandes ou menores, franquias móveis ou e-franquias, entre outros formatos.
O valor pode variar bastante, consulte um de nossos consultores para maiores informações.
O prazo de retorno do investimento inicial costuma oscilar entre 24 e 36 meses. Em alguns casos, o período pode ser maior ou menor, a depender do modelo do negócio.
Mapeie com a franqueadora todos os custos da operação, como aquelas com marketing, funcionários, aluguel e treinamentos, a fim de evitar gastos inesperados.
Se após a apresentação dos valores, você ainda não possuir o investimento necessário, existem linhas de crédito especialmente para compra de franquias que poderão te ajudar.
Atualmente várias instituições financeiras oferecem condições especiais para quem deseja investir em uma franquia.

O que é franchising?

É muito importante e ajuda bastante na hora da compra, entender como funciona o modelo e os termos da franchising, veja alguns importantes:

Franquia: é o negócio formatado pela franqueadora, com a marca e o know-how adquirido por meio de sua experiência de atuação no segmento;


Franqueado: pessoa física autorizada pelo Contrato de Franquia a operar uma unidade franqueada;


Franqueadora: proprietária de uma marca e de um formato de negócio que utiliza o franchising como estratégia de expansão;


Circular de Oferta de Franquia (COF): é o documento jurídico apresentado pela franqueadora ao candidato, no momento correto do processo de seleção, devendo conter todas as informações exigidas pela Lei de Franchising n.8.955/94;


Taxa de Franquia: é a taxa paga pelo franqueado à franqueadora para adesão ao sistema de franchising;
Taxa Mensal de Franquia (Royalties): é a remuneração mensal ou periódica, que o franqueado paga à franqueadora para utilização da marca e do suporte fornecido por ela;


Taxa de Propaganda: é a taxa mensal ou periódica, que o franqueado paga à franqueadora ou a quem ela indicar para contribuição ao fundo de propaganda da rede de franquia.


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Ficou com alguma dúvida? Quer abrir uma franquia?

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